o clic!

NOSSA HISTÓRIA AINDA ESTAMOS ESCREVENDO, MAS COMEÇOU MAIS OU MENOS ASSIM

O CLIC! – Centro Lúdico de Interação e Cultura foi fundado em 1996, pela psicóloga Cláudia Maria de Morais Souza, com a intenção de receber crianças, em contraturno, para brincar e serem crianças. Incomodada com a agenda “adulta” (recheadas de compromissos e horários) que as crianças cumpriam na época, Cláudia teve um clique e construiu a proposta que embasa a escola até hoje. Até 2009, o CLIC era uma “escola livre” regulamentado pela Secretaria de Cultura. A casa na qual o projeto foi fundado, era localizada à rua Caldas, bairro Carmo na cidade de Belo Horizonte. Não havia faixa etária determinada, crianças de diversas idades conviviam e trocavam experiências. A vida moderna, em diversos aspectos como, carga horária de trabalho excessiva e falta de espaço para as crianças, fizeram com que o número de crianças que frequentavam o CLIC! fosse aumentando e, em 1998, houve a necessidade de mudar para um espaço maior. Então, o CLIC! se mudou para a Casa Amarela, em uma rua acima da anterior.

“Em meio a muitos prédios e numa região movimentada do bairro Carmo, a meio quarteirão da rua Grão Mogol, o CLIC! funcionou desde então, em um terreno grande, com uma casa amarela muito acolhedora, com cômodos que se interligavam, ambientes projetados e organizados de forma a atender com segurança e liberdade crianças entre 1 e 6 anos, e rodeada por jardins floridos, hortas, árvores frutíferas quase centenárias e até micos-estrela.” (Carlos Alberto Cândido).

Salientando a importância de uma rotina regular para crianças tão pequenas, em 2004, o CLIC! passou a trabalhar somente com crianças na faixa etária compreendida pela Educação Infantil. O trabalho foi ficando cada vez mais profundo, uma equipe sólida multidisciplinar foi se construindo até que, em 2009, a direção deu início ao processo de tornar-se escola. Como a proposta pedagógica já atendia ao que era exigido pela Secretaria de Educação, foi necessário apenas ampliar a formação dos educadores para a Pedagogia. Em dezembro de 2014, o CLIC! teve seu funcionamento autorizado!

Ainda nesse ano, a Casa Amarela, foi vendida e à comunidade (equipe, pais e amigos) coube achar outra casa que mantivesse viva a proposta de oferecer às crianças uma infância de quintal. Como critério de escolha do novo espaço, definiu-se que a casa precisava ter um quintal acolhedor, árvores frondosas, espaços que possibilitassem de brincadeiras em contato direto com a natureza, além de espaços internos claros e arejados, enfim, uma casa que permitisse a continuação de todas as brincadeiras de quintal, que já se brincava há tantos anos dentro dos muros do CLIC!. Da Casa Amarela, as instalações foram para a Casa Colorida, achado de uma mãe recém chegada no projeto. Encontrado o novo quintal que atualmente sedia o projeto, percebeu-se que este oferecia espaço para a ampliação do trabalho.

Com possibilidade de espaço e a intenção de preservar esta fase tão importante da vida das crianças – a Infância – resguardando o respeito à brincadeira e ao ritmo de cada indivíduo na construção dos conhecimentos, as diretoras decidiram ampliar o atendimento para os Primeiros Anos do Ensino Fundamental, embasados no BRINCAR e na INTERAÇÃO, como sonhou Cláudia na década de 90.

 

A medicina se dedica a esticar a vida, prolongando a velhice. Mas a infância, só nós, educadores, podemos prolongar.

O CLIC!

O nome é pequenino, mas a essência e identidade do projeto CLIC! é intensa e profunda. Nos identificamos com o conceito de Escola Viva ou Escola Quintal.

O nome do CLIC! é uma sigla das palavras chaves do projeto: Centro Lúdico de Interação e Cultura. Centro, por ser um ponto onde pessoas e ideias em comum se encontram; LUDICIDADE, INTERAÇÃO e CULTURA, tripé sustentador da brincadeira, linguagem própria e formadora das crianças.

Brincar é o nosso objetivo central! Os jogos e as brincadeiras são a linguagem universal das crianças. É via lúdico que nos relacionamos com nossas crianças, que as educamos. É através da brincadeira que a criança entende o universo que a cerca, desenvolve-se motoramente, afetivamente e intelectualmente. É um espaço para as crianças destinado à construção de conhecimento: relacional, científico, filosófico, humano. Através das relações humanas e de um espaço que proporciona liberdade de criação e da presença atenta e respeitosa do educador, começa-se a construção de um sujeito. O trabalho se destina à formação integral de um sujeito, cidadão, responsabilizado e coautor da sociedade à sua volta. Essa formação integral só é possível por meio da relação. Durante o processo de estar junto, conviver, trocar – encontrar o outro e explorar o ambiente – as relações e as formas de produzir conhecimento se diversificam e possibilitam a constituição de sujeitos com valores morais, produtores culturais e capazes de construir seu lugar no mundo.

O TRIPÉ QUE MATERIALIZA O BRINCAR

LUDICIDADE

O brincar da criança é uma atividade séria, ela está a trabalho quando brinca e, por isso, brincamos o tempo todo. O livre brincar reflete no desenvolvimento da criatividade e repertório da criança e é nesse profundo movimento que, no CLIC, tudo começa e termina.

INTERAÇÃO

Interagindo, nos humanizamos, re-construindo simbolicamente o mundo. As crianças vão se reconhecendo enquanto seres humanos, vão reconhecendo o outro enquanto seu semelhante, reconhecendo o espaço em comum que têm e a necessidade das regras de conduta civilizatórias.

CULTURA

Desde a alimentação coletiva, às músicas, parlendas e histórias transmitimos às crianças uma cultura que lhe é de direito. Elas, por sua vez, assimilam, transformam e nos devolvem suas próprias produções culturais se colocando como parte integrante e efetiva dessa comunidade.

O QUE OFERECEMOS

CLIC! ACONCHEGO
0 a 2 anos

CLIC! INFANTIL
2 a 5 anos

CLIC! FUNDAMENTAL
6 a 10 anos

 

Segunda a Sexta, das 7h às 19h
Carga horária flexível

Muito mais que uma escola, somos um grupo de pesquisadores da infância

Nos entregamos à construção do conhecimento sobre o desenvolvimento humano, o brincar e a infância na contemporaneidade. Mas gostamos mesmo de nos nomear como uma equipe de BRINCANTES. 

Assim, temos a oportunidade de nos aproximar da criança viva que outrora fomos e nos retroalimentarmos da experiência da infância. A troca diária com a meninada e os saberes genuínos que eles produzem são nutrientes poderosos.