turmas
A GENTE FAZ ASSIM…
As crianças serão acolhidas com todo apoio e cuidado que necessitam. Os ambientes simples e, ao mesmo tempo, aconchegantes favorecem o investimento criativo e imaginativo das crianças. O contato com materiais e brinquedos adequados possibilita exploração, experimentação e apropriação de saberes, contribuindo para o amadurecimento motor, cognitivo, afetivo e social.
PORQUE ACREDITAMOS QUE
É essencial respeitar o ritmo e as etapas do desenvolvimento infantil. Considerando que o excesso de estímulos recebidos em nossa sociedade causam antecipação de conteúdos e deficiente absorção de informações.
O CLIC ACONCHEGO
O CLIC! Aconchego é um espaço especialmente preparado para receber crianças de quatro meses a três anos de idade. A proposta oferece cuidados de profissionais capacitados e pesquisadores da infância e garante que a acompanha a rotina e o ritmo da criança. Por meio de uma rotina cantada e brincante, é lugar seguro e de conforto afetivo para que a criança tenha diversas oportunidades de experimentar o mundo e conquistar plenamente o seu desenvolvimento, de maneira respeitosa.
ACOLHIMENTO
As crianças são acolhidas com todo apoio e cuidado que necessitam. Acompanhamos o ritmo natural dos bebês, cantamos, brincamos, buscamos situações de descoberta, seguimos o ritmo do corpo e do grupo. Os cuidados de higiene e alimentação são realizados pelas próprias educadoras, com quem os bebês já têm vínculo.
CUIDADO INTEGRAL
Em um trabalho que propicia a relação, “o cuidar, o educar e o brincar” caminham juntos e todos os profissionais que lidam com as crianças são responsáveis por essas três esferas, pois elas são interdependentes e, no trabalho com crianças pequenas, não é possível fazer uma, sem abranger a outra. O cuidar aqui extrapola a dimensão corporal/fisiológica, apesar de todos os profissionais envolvidos estarem muito atentos à alimentação, saúde e higiene dos bebês e crianças. O cuidar, na perspectiva dessa proposta, envolve principalmente a dimensão afetiva, que toda relação requer.
LIGAÇÃO EU – NÓS
Os bebês desde quando nascem vão, aos poucos, buscando as relações sociais. Trocam olhares, sorrisos, balbucios, acompanham a música do ambiente, começam e construir suas formas de comunicação para estar com o amigo. Assim oferecemos aos bebês, um ambiente seguro e propício para que eles possam construir suas ponte de ligação entre Eu e NÓS.
A GENTE FAZ ASSIM…
Aqui as crianças vivem uma infância verdadeira, genuína, de quintal: pisar no chão, ter amigos, brincar, brigar, fazer as pazes, correr junto, correr do outro, se vestir de bruxa, lobo, pirata, bailarina, soldado ou cachorro, pintar e bordar. Essa infância garante um autoconhecimento, um conhecimento de mundo e uma capacidade de estabelecer relações verdadeiras, afetivas e construtivas.
PORQUE ACREDITAMOS QUE
Essa infância garante um auto conhecimento, um conhecimento de mundo e uma capacidade de estabelecer relações verdadeiras, afetivas e construtivas.
O CLIC EDUCAÇÃO INFANTIL
Divididas em grupos com um educador de referência, precisam decidir do que brincar, onde, o que pesquisar, como agir e como solucionar os conflitos inerentes às relações. A brincadeira gera convivência, a convivência gera brincadeiras e também desavenças. É diante de um conflito que coloco meu ponto de vista e ouço o outro para, então, juntos chegarmos a um ponto em comum, no qual cada um se dispõe a ceder um pouco e crescer enquanto indivíduo.
VALORES
O foco nos valores morais e relacionais, na aceitação da diversidade, no respeito, na autonomia e no pensamento investigativo propiciado pelo educador, nas suas conduções e intervenções dita o caminho que a criança percorrerá rumo a sua formação.
Estabelecemos relações de transparência e igualdade com as crianças e elas, por sua vez, se sentem no direito e no dever de ajudar na construção de um mundo melhor.
ESCUTA INDIVIDUAL
Cada criança é vista e ouvida enquanto um ser humano único, com suas questões individuais, que precisa ser cuidada, assistida, estimulada, incentivada, ou seja, acreditada, de uma forma particular e produtiva, rumo ao desenvolvimento de sua autonomia afetiva, de ação, de pensamento e de moralidade.
COLETIVO
A consciência de seu próprio corpo, com limitações e capacidades; a consciência da existência e da equidade do outro enquanto parceiro construtor de conhecimento, mas que também tem limitações; a consciência de um espaço coletivo e, por isso, possuidor de regras; do seu pertencimento à natureza e suas responsabilidades com a preservação da vida, além da consciência de seu lugar garantido na comunidade, possibilita e proporciona essa formação plena e integral do ser humano.
A GENTE FAZ ASSIM…
É imprescindível que os conteúdos apresentados pela escola tenham sentido e funcionalidade para as crianças, que estes, por meio do ensino escolar, sejam capazes de produzir e utilizar os bens culturais, econômicos e sociais.
O papel do Ensino Fundamental é, pois, auxiliar na potencialização das capacidades cognitivas, físicas e afetivas das crianças, respeitando o ritmo de cada uma.
PORQUE ACREDITAMOS QUE
A aprendizagem é um processo interno que ocorre através da interação do sujeito do conhecimento com o objeto a ser conhecido.
Segundo Piaget, a construção do conhecimento se dá por meio da interação entre a experiência sensorial e a razão, existindo duas fontes de conhecimento: do mundo exterior, pela ação do indivíduo sobre os objetos e a interação com as pessoas; e do mundo interior, pelo raciocínio lógico e matemático, das relações estabelecidas entre o novo conhecimento e os saberes já armazenados.
APRENDENDO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA
Todas as invenções pensadas pelo homem, surgiram para sanar os problemas cotidianos. Nesta idade, o pensamento da criança necessita de apoio concreto para a abstração – processo que vai se tornando mais natural no crescer. Assim, todas as propostas, partem do dia a dia das crianças: o que elas querem saber, o que as provoca, quais perguntas elas têm e quais conhecimento prévios sobre um assunto já construíram. Essas questões são a base na construção das atividades pedagógicas.
Em todas as áreas do conhecimento, a construção de conhecimento se dá a partir de uma pergunta, de um impasse. As crianças, ao resolverem problemas, descobrem fatos novos e, relacioná-los ao que já sabem, desperta o desejo, a curiosidade e estimulando o raciocínio lógico, a criticidade e a criatividade.
INTERAÇÃO ENTRE OS GRUPOS
Aprendemos mais quando ensinamos do que através de outras formas de estudo. No dia a dia são promovidos inúmeros momentos de convívio, proporcionados pela forma como a rotina é concebida, pela estrutura física do espaço, pela autonomia, além de projetos de pesquisa com grupos de crianças de idades diferentes. O papel do educador não é ensinar e sim proporcionar oportunidades de aprendizagem. É na relação entre as crianças que os conhecimentos mais significativos são construídos e as aprendizagens são verdadeiras.
CRIANÇA CIDADÃ
“A cidadania somente pode ser construída pela sua vivência. Aprende-se a participar, participando.” (Madalena Godoy).
Dando seguimento às experiências concretas, proporcionamos às crianças oportunidades de viver e conviver no espaço público – de forma organizada e programada – andando pelas ruas, parques e praças, para que elas se apropriem da cidade onde moram, se sintam pertencentes e agentes de mudança visando o bem estar coletivo. Afinal, uma cidade boa para as crianças é boa para todos.