o quintal

A arte e o brincar se retroalimentam: brincamos artisticamente e nos expressamos de forma lúdica.

ARTES

Quanto mais possibilitamos as manifestações
e expressões artísticas na educação, mais nos desenvolvemos na integralidade. A arte faz ponte entre as diversas linguagens. No CLIC, capacitamos os educadores para que a arte seja inerente às brincadeiras do nosso quintal. E ainda temos profissionais especializados que mergulham com a comunidade em oficinas artísticas diárias de música, teatro, práticas corporais, artes plásticas, dança, costura, horta e natureza. Ainda acontece, no dia a dia, o circo, capoeira, culinária e o que mais o educador puder possibilitar. A arte e o brincar se retroalimentam: brincamos artisticamente e nos expressamos de forma lúdica.

As artes são formas de expressão e
construção da nossa essência humana.

OFICINAS

As artes são formas de expressão e construção da nossa essência humana

As artes são formas de expressão e construção da nossa essência humana. Quanto mais possibilitamos as manifestações e expressões artísticas na educação, mais nos desenvolvemos na integralidade. A arte faz ponte entre as diversas linguagens. No CLIC, capacitamos os educadores para que a arte seja inerente às brincadeiras do nosso quintal. E ainda temos profissionais especializados que mergulham com a comunidade em oficinas artísticas diárias de música, teatro, práticas corporais, artes plásticas, dança, costura, horta e natureza. Ainda acontece, no dia a dia, o circo, capoeira, culinária e o que mais o educador puder possibilitar. A arte e o brincar se retroalimentam: brincamos artisticamente e nos expressamos de forma lúdica. 

APRENDIZAGEM

Acreditamos que a construção do conhecimento se dá por meio da interação entre a experiência sensorial e a razão, existindo assim duas fontes de conhecimento. Do mundo exterior, pela ação do indivíduo sobre os objetos e a interação com as pessoas; e do mundo interior, pelo raciocínio lógico e matemático, das relações estabelecidas entre o novo conhecimento e os saberes já armazenados. Nesse sentido, a aprendizagem é um processo interno que ocorre através da interação do sujeito do conhecimento com o objeto a ser conhecido. Como processos internos, o conhecimento não está no adulto nem na criança, e sim na relação. A aprendizagem é nosso objetivo final, se a criança não aprendeu, é necessário mudar de estratégia. Afinal, a principal função da escola é a aprendizagem de todas as crianças que dela fazem parte.

O aprendizado só se dá
através de uma necessidade.

Todo conhecimento que a humanidade produz começa por um problema. Primeiro é preciso despertar o desejo pelo saber, esse desejo é despertado a partir de uma necessidade que surge no impasse, no obstáculo. A partir do desejo de saber, são elaboradas hipóteses a partir do conhecimento prévio. Estas são testadas até que se chegue a uma solução. No trajeto da metodologia de pesquisa, o conhecimento é construído, transformando o aparelho psíquico e as conexões neuronais de maneira que se torne útil e perene. Sendo assim, é preciso um problema, uma necessidade e o desejo para que a aprendizagem se efetive. O papel do professor na construção do conhecimento é: escutar o problema, o desafio, provocar a pergunta, a busca, para depois acompanhar as crianças no caminho da aprendizagem.

ALIMENTAÇÃO

Comer junto está no cerne da formação de um povo. As crianças, inseridas nesse coletivo, percebem e imitam as maneiras de se alimentar com os mais velhos, formando seus conceitos de auto-cuidado, prazer e bem estar. O momento de alimentação é pedagógico, cultural, lúdico e principalmente de interação. Sentamos com as crianças em torno dessa prática tão rica em aprendizagens.

Nosso cardápio visa riqueza de cores, sabores e texturas (sem alimentos industrializados) de maneira que o paladar e o hábito das crianças sejam formados em torno da comida de verdade. Elaborado por um nutricionista, junto com uma responsável pela nossa cheirosa cozinha e a coordenação, nosso cardápio é semanal, a fim de aproveitarmos ao máximo os alimentos em abundância em cada época do ano e assim respeitar também os diversos ciclos do nosso planeta. Comer bem é também um ato de sustentabilidade!

Um casamento entre cultura e saúde

A COMUNIDADE

Nossa comunidade é formada pelas crianças, equipe e famílias. Procuramos sempre a diversidade em todas as dimensões do que significa esse conceito. Reconhecemos nossas limitações – rede privada, localizada na zona sul de Belo Horizonte – e buscamos maneiras de driblar os impasses e ampliar nosso olhar com a contribuição de diferentes pessoas. Estar atentos às limitações e buscar cobrir o que nos falta é nossa forma de ir além.

O respeito absoluto às diferenças, o convite a suportar as divergências e mal estares das relações, possibilita o amadurecimento de todos. A busca permanente por soluções boas para todos nos impasses da convivência nos melhora para assim melhorarmos o mundo. Afinal, para que serve a educação se não para amadurecer a relação do nosso povo entre si e com o mundo que vivemos?

FESTAS

Valorizando e respirando
a cultura do nosso povo

Damos ênfase às festas brasileiras típicas como o Carnaval e a Festa da Cultura Popular (nome dado a nossa festa do período junino ou da colheita). Comemoramos a renovação do florescer na Festa da Primavera e reverenciamos a arte da nossa comunidade no Sarau Cultural. Valorizamos também os projetos de cada grupo na Mostra Cultural anual. Brincamos, contamos histórias, experimentamos os espaços… Tudo isso acontece quando a comunidade se encontra nos famosos Sábados Abertos. Todo mês nos vemos, todo mês celebramos, de diferentes maneiras, nosso estar junto; crianças, equipe e famílias.

Cada festa do CLIC é o resultado de estudos e pesquisas que fazemos em um mergulho longo e profundo em torno de um tema / assunto votado. São construções coletivas de projetos de pesquisa que envolvem o trabalho com todas as idades e resulta em festas que nos fazem crescer, aprender, sentir, conhecer e reconhecer, e fortalece nosso valor de fazer parte de um todo. Cada festa muda um pouco cada ser humano da comunidade e, assim, vamos, devagarinho, mudando o mundo!

TECNOLOGIA

A tecnologia é basicamente a arte de soluções que construímos para um determinado problema ou para melhorar a execução de tarefas, transformando o ambiente a nosso favor. Portanto, não existe educação sem tecnologia, elas caminham juntas. Milhares de soluções e transformações do mundo foram feitas pela humanidade e à educação cabe conhecê-las para modificá-las, visando melhorar a relação do homem com seu meio.

Com a necessidade de aumentar o uso da tecnologia digital devido à implantação da escola remota, em março de 2020, os estudos acerca desse assunto se fizeram ainda mais necessários. Atualmente, entendemos que a tecnologia digital faz parte da escola, que as crianças, assim como os adultos, precisam ser letradas digitalmente, e que a era da informação pode e deve ser aproveitada para melhorar processos e tarefas, aprimorando as possibilidades de se adquirir conhecimento.

Em uma escola que a aprendizagem está na relação, as informações por si só não tem serventia. A informação útil é a trabalhada e transformada em conhecimentos que transformam as pessoas. Portanto, a tecnologia é muito bem vinda, importante e necessária como suporte e como ferramenta de aprendizagem de acordo com a capacidade de abstração de cada faixa etária. Para aprender, na era digital, precisamos de computadores e muito mais de pessoas que saibam o que procuram!

FORMAÇÃO DE EDUCADORES

A equipe Clic é formada pelos educadores, arte educadores, recepcionistas, limpeza e administrativo. Contamos com uma equipe envolvida e, em sua maioria, antiga na casa. Entendemos que o Educador precisa estar em constante aprendizado, portanto organizamos a formação de educadores dividida em três instâncias: uma individual, e duas coletivas, sendo estudos teóricos e prática. A coordenação se encontra individualmente com cada educador, periodicamente, para supervisão e planejamento pedagógico. Os grupos de estudos têm caráter teórico, contando com materiais diversos e ricas trocas devido a heterogeneidade da equipe (idade, gênero, história de vida e formação acadêmica e artística) e a presença de estudantes universitários que trazem a pesquisa das academia para nosso grupo. As formações práticas tem como eixo as artes e a ludicidade, além dos cuidados essenciais, que vão desde curso de primeiros socorros com reciclagem anual, até formações de músicas, artes plásticas, contação de histórias, dança, brincadeiras e escrita textual. Esse espaço de experimentação, visa levar para o corpo e acender o afeto do fazer e do sentir, que casa com a base teórica desenvolvida nos grupos de estudos.

Desde 2019, temos uma formação continuada prática de autoconhecimento e conhecimento do desenvolvimento infantil, através de diversas artes e experiências brincantes. À essa formação demos o nome de Cadê a criança que estava aqui e ela foi construída para o público em geral. Se interessou? Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]

Assim, começamos a convidar toda a equipe e comunidade, não mais apenas os educadores, para essa jornada do fazer lúdico e pedagógico. Afinal, no CLIC a meninada se sente tão em casa que confia em todos os adultos desse quintal Estejamos preparados!

No brincar interagimos, na interação demandamos aprendizados e construímos conhecimento, produzimos cultura.